Tecnologia

É possível identificar a origem de uma mensagem recebida no celular?

Publicado dia 15/10/2018 às 14h37min | Atualizado dia 29/10/2018 às 16h59min
É possível identificar a origem de uma mensagem recebida no celular?

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacotão, às quintas-feiras.

Identificação de mensagens no celular
Estou há meses recebendo mensagens de texto e SMS de um número de telefone que não consigo identificar. São mensagens insinuando traição, de alguém que se passa como sendo amigo de uma irmã minha. Preciso descobrir quem é para dar um fim nisso e esclarecer tudo com minha esposa, que já até pediu o divórcio. Se puderem ajudar, ou menos indicar um profissional que poderá me ajudar, agradeço. - Paulo Cesar

Você precisa de um advogado, Paulo. O único meio de verificar a identidade dessas mensagens é por meio do rastreamento, que depende de ordens judiciais a serem cumpridas pelas operadoras e prestadores de serviços envolvidos.

Nesses casos, porém, sempre vale desconfiar. Por que uma mensagem enviada por uma pessoa anônima merece qualquer credibilidade? Enviar mensagens é muito fácil, mas é preciso apresentar provas.

Se essa pessoa demonstra saber coisas da sua vida, isso é um indício muito mais importante do que a identificação das mensagens, pois pode reduzir o número de possíveis suspeitos. Quem são as pessoas que poderiam saber daquilo que está escrito nas mensagens?

Em todo caso, você deve acionar o sistema do Judiciário. Caso seja preciso um trabalho de perícia no telefone e outras coisas do tipo, isto é algo a ser verificado posteriormente.

Dinheiro para encaminhar mensagem
Tenho recebido alguns vídeos pedindo pra que eu os compartilhe, pois o WhatsApp pagará o valor de um real pra cada vídeo repassado. Gostaria de saber se isso é fake ou é possível, desde já agradeço pela atenção! - Carlos

Carlos, esse tipo de "história" é muito antiga. Era muito comum receber isso na forma de "correntes" por e-mail, afirmando que cada encaminhamento da mensagem renderia um certo valor para uma instituição de caridade.

Essas mensagens são, quase que invariavelmente, falsas.

No caso do WhatsApp, realmente é muito difícil ou até impossível para o WhatsApp detectar esses encaminhamentos, porque as conexões do WhatsApp são criptografadas. Desta maneira, o WhatsApp não tem visibilidade sobre o que está trafegando em sua rede. Ele não teria como fazer uma "contagem" dos encaminhamentos para fazer o pagamento.

De qualquer modo, independentemente do meio, não confie em mensagens que afirmem que você ou qualquer entidade receberá dinheiro por encaminhamentos.

Fonte: G1-


Fale Conosco

Rua Pergentino Maia Guerreiro, 833 Limoeiro do Norte - CE
(88) 99903-1010 | (88) 99615-2419 | (99) 9999-99999
comercial@cearaurgente.com.br